

COMUNIDADE ZEN BUDISTA
DE RIBEIRÃO PRETO | ZENDO BRASIL



Quem Somos
Somos uma Comunidade de praticantes do Zen Budismo e temos como principal intuito difundir o Zen Budismo e o Dharma de Buddha para todos os interessados, procurando seguir os preceitos budistas, servir a todos e buscando desenvolver o autoconhecimento.
Nosso objetivo é difundir os ensinamentos transmitidos por Shakyamuni Buddha segundo as tradições do Zen Budismo, acreditando em um mundo iluminado, no qual todo o sofrimento pode ser transcendido e todos os seres podem conviver em plena harmonia, desenvolvendo a profunda sabedoria e a compaixão a todos indistintamente.
Seguimos a linhagem Sōtō Zen e somos filiados à Comunidade Zen Budista Zendo Brasil - Templo Taikozan Tenzuizenji (www.zendobrasil.org.br) sob orientação da Monja Shingetsu Coen Roshi (www.monjacoen.com.br).
Esperamos que esta página possa favorecer a divulgação de nossas práticas, visando incentivar o maior número possível de pessoas a conhecer esses ensinamentos.
Convidamos a todos os interessados a participar de nossas atividades!
Estejam todos e todas à vontade para entrar em contato para obter maiores informações ou para virem conhecer-nos.
Que os méritos de nossa prática se estendam a todos os seres!
___/|\___
Gasshō
Monge Kōjun

Shingetsu Coen Roshi
Tendo iniciado seus estudos budistas no Zen Center de Los Angeles, foi ordenada monja em 1983, ano em que foi para o Japão, onde praticou e estudou o Zen Budismo por 12 anos, 8 dos quais no mosteiro feminino Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo, em Nagoya.
Obteve o título de mestre pela tradição Sōtō Shu, linhagem da qual é missionária oficial e participou de diversos treinamentos monásticos.
Ao retornar ao Brasil, em 1995, assumiu a liderança da sede da linhagem Sōtō Shu para a América do Sul, sediada no Templo Bushinji, posto no qual permaneceu por 6 anos.
Em 1997, tornou-se a primeira mulher e primeira pessoa de origem não-japonesa a assumir a presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil, posição que ocupou por um ano.
É a primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil e abadessa do templo Taikozan Tenzuizenji, sediado em São Paulo-SP, no bairro Pacaembu.
Busca promover a não violência e o estabelecimento de uma cultura de paz, por meio de encontros educacionais, inter-religiosos e da promoção de atividades como caminhadas Zen e Sesshins (retiros de prática zen budista).
É membro da Comunidade White Plum Asanga, da linhagem de Hakuyu Taizan Maezumi Roshi, um de seus mestres, e representa o Budismo Socialmente Engajado, o Zen Peacemakers no Brasil.

Zenzui Kōjun Sensei
Iniciou seus estudos zen budistas sob a orientação de Shingetsu Coen Roshi em 2006.
Em 2010, fundou a Comunidade Zen Budista de Ribeirão Preto | Zendo Brasil e recebeu a ordenação monástica pela tradição Sōtō Shu de sua mestra e orientadora, Monja Coen Roshi, em 2011.
Segue praticando e difundindo o Dharma e liderando esta Comunidade em Ribeirão Preto-SP, bem como mantém seu vínculo, treinamentos e práticas junto à Comunidade Zen Budista Zendo Brasil em São Paulo.
Além de suas atividades monásticas, dedica-se à prática docente desde 2000, dentre outras atividades profissionais.
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2010, área na qual vem atuando desde então.
Anteriormente, graduou-se em Psicologia no ano 2000 e obteve o título de Mestre em 2004 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.